Esta multimídia contém o registro da exposição State of Exception / Estado de excepción criado pelo antropólogo Jason de León junto com o artista / fotógrafo Richard Barnes e a artista / curadora Amanda Krugliak. A exposição é parte do “Undocumented Migration Project” de León, um estudo sobre o cruzamento clandestino de pessoas na fronteira Guatemala / México e na fronteira México / Estados Unidos, e que utiliza uma combinação de enfoques etnográficos, arqueológicos e forenses para o estudo da experiência imigrante.
State of Exception / Estado de excepción, em particular, apresenta uma série de objetos deixados pelos imigrantes irregulares na sua rota para os Estados Unidos, bem como diferentes dados compilados por De León na sua pesquisa. Inclui, por exemplo, centenas de mochilas de viagem dos imigrantes que atravessam o deserto do Arizona, numerosas peças de roupas e objetos efêmeros, imagens de vídeo criadas por Richard Barnes ao longo da fronteira entre México e os Estados Unidos, e áudios de entrevistas realizadas por de León com numerosas pessoas em processo de migração.
Nos muitos anos em que Jason De León e sua equipe começaram esta pesquisa, State of Exception / Estado de Excepción continuou evoluindo, atualizando-se com os achados de León, com o debate público sobre a imigração, com os esforços contínuos de reforma migratória, assim como seu retrocesso atual. Em meio a uma administração que se alimenta de uma retórica anti-imigrante e xenófoba, hoje mais que nunca é absolutamente necessário aprofundar-se na experiência dos imigrantes e formular perguntas sobre a vida e o futuro de milhares de pessoas que fogem da pobreza extrema, da violência dos cartéis da droga e da instabilidade política nos seus lugares de origem.
Sobre os artistas
Jason de León é Professor Associado no Departamento de Antropologia da Universidade de Michigan e diretor do “Undocumented Migration Project”. Seu livro The Land of Open Graves: Living and Dying on the Migrant Trail (com fotos de Michael Wells) foi publicado pela University of California Press em 2015. Em 2017, recebeu a bolsa MacArthur em reconhecimento ao seu trabalho sobre migração.
Amanda Krugliak é uma artista, curadora, administradora de arte, mais conhecida desde 2007 pelos seus trabalhos de performance e instalações conceituais no Instituto de Humanidades da Universidade de Michigan, bem como pela obra / exposição Exception / Estado de Excepción. Em 2018, recebeu o Prêmio Impacto da Universidade de Michigan.
Richard Barnes é um artista e fotógrafo radicado em Nova York. Seu trabalho pode ser encontrado em várias coleções privadas e públicas, incluindo o Museu de Arte Moderna de Nova York, o Museu Metropolitan de Nova York, o Museu de Arte Whitney, o Museu de Belas Artes de Boston, etc. Em 2012, recebeu uma bolsa de pesquisa do Instituto Smithsonian pela exposição State of Exception / Estado de Excepción.